Post explicativo – Por que Abelha Fístula?

Por que Abelha Fístula? Essa é a pergunta que eu tenho que ouvir em quase todas as vezes que digo o nome do meu blog. E como sempre tenho o trabalho de explicar, resolvi colocar a explanação completa aqui. Já que se trata do título desse espaço, por que não esclarecer a razão desse título aqui mesmo?

Para quem não sabe, o nome da maravilhosa pessoa que vos escreve é Débora. E Débora, em hebraico, significa abelha. Sempre soube desse significado, embora não entenda exatamente o porquê dele. Sempre convivi muito bem com isso até entrar pra faculdade de Jornalismo. As pessoas que me conheciam sabiam dessa questão “abelhística”, mas nunca me chamaram pelo nome desse inseto. As pessoas que não têm intimidade comigo (ou as pessoas normais) me chamam de Débora, meus amigos agora me chamam de abelha, minha família me chama de… não vou falar aqui, e meus professores me chamam por nomes lindos que também não são possíveis de se colocar aqui.

Convivi com essa gama de nomes até conhecer Felipe, um antigo/ex colega de faculdade. Acho que ele só foi saber desse significado depois que me conheceu e, desde então, não parou mais de me chamar de abelha. Em todos os lugares em que eu ia com Felipe ele dizia o significado do meu nome para todo mundo que a gente encontrava.

A princípio eu achei engraçado, depois irritou um pouquinho (porque ele não parava de falar), mas depois me acostumei e adotei o abelha como novo apelido. Praticamente um novo nome, um pseudônimo, sei lá. Desde então eu atendo quando alguém grita por uma abelha.

images

Já expliquei o abelha, agora falta o fístula. Fístula, de acordo como Dicionário Aurélio, significa “canal acidental que comunica com uma glândula ou uma cavidade natural, e que dá saída a secreções: fístula lacrimal”. Ou também, em outros dicionários, “fistulado; que apresenta um tubo, um canal, em todo o seu comprimento; tubular” ou “tornar-se, uma ferida, em fístula”.

Bom, essas são as definições dos dicionários. Mas também encontrei um sentido popular para a palavra, que é o de sujeito mau caráter. Mas enfim, significados à parte, a questão é que eu conheci essa palavra numa música do Zeca Baleiro que leva o meu nome. A canção “Débora” é praticamente um xingamento à pessoa dona desse nome. Não vou explicar a letra, deixo o vídeo da música aqui pra vocês tirarem suas as próprias conclusões.

Se alguém não conseguiu pegar a letra toda pelo vídeo, entra aqui e leia essa “declaração de amor” pras Déboras desse mundo http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/1338849/.

Não sei por quê, mas meus colegas de faculdade viram uma ligação entre essa música e minha pessoa. Juro que não entendo o motivo, pra mim a única semelhança é o nome, o lindo nome: Débora. A questão é que eu gostei da música, do ritmo, e levei tudo isso na brincadeira. E já que o abelha virou meu segundo nome e fístula um quase sobrenome, por que não usar isso a meu favor? Tenho uma dificuldade terrível em dar nome às coisas, achar um título apropriado. E em meio às dúvidas quanto ao nome desse blog recebi a ajuda de meu amigo Zé Vinícius, que me deu a ideia de juntar esses dois nomes: abelha e fístula. Achei o resultado bom, um nome sonoro e resolvi usar. Agora, além de Débora Anício, sou também Abelha Fístula, muito prazer!

Anúncios

3 thoughts on “Post explicativo – Por que Abelha Fístula?

  1. abelhafistula diz:

    rsss realmente, não se compara a abrazarlavida.
    E esqueci completamente do Debbie, devia ter colocado
    que esse é o nome que minhas amigas patys me chamam.
    E tem o Debbie e Zé também,né? rs

  2. Natasha diz:

    Esqueceu do Debbie!
    Eu soube através do seu apelido, o significado do seu nome! Hehehe.
    Quase uma Josiane da vida, eu, será?

    E devo dizer que essa junção foi uma sacada genial!
    Só não se compara com abrazarlavida. Meu talvez futuro dominio.

    Besotes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s