Dexter – Balanço da 2ª temporada

Esta é a temporada mais psicológica de Dexter. Já ouvi de pessoas que não são tão fãs da série que esta temporada é um pouco chata. Discordo totalmente. Talvez ela não tenha tanta ação quanto a primeira, mas é neste momento que nos aprofundamos na mente de nosso herói.

Tudo desaba no mundo de Dexter. Ele sente dificuldades de saciar seu dark passanger (já que a última pessoa assassinada por ele foi seu irmão de sangue), suas vítimas são encontradas, Doakes (Erik King) está seguindo nosso herói, Debra está traumatizada com a tentativa de assassinato do ITK e vai viver com Dex (o que atrapalha sua rotina de assassino), Rita começa a desconfiar que algo está errado, o rock star do FBI começa a investigar seus assassinatos em série, Miami só fala do Bay Harbor Butcher, ele começa a questionar Harry e seu código e se envolve com a perigosíssima Lila.

A série melhora quando tudo está dando errado pra ele. Para não ser pego, ele boicota o trabalho da polícia (como sempre). Para se livrar das desconfianças de Rita, mente que é viciado em drogas e vai parar no narcótimos anônimos, onde é apadrinhado por Lila (Jaime Murray). Com isso ele se envolve com a ex-viciada. Devo admitir que odiei o relacionamento na época. Pura sacanagem com Rita. Como o cara diz que não sente nada por ninguém e trai a namorada? Se ele não é nada apegado a relacionamentos físicos porque trair a namorada que é a perfeição em termos de camuflagem?

Bom, não engoli em nada o envolvimento “romântico” entre os dois. Mas admito que eles se entenderam perfeitamente, ou melhor, a Lila entendeu o Dexter perfeitamente. É incrível como ela soube ler o que se passava na mente dele. Ela não sabia que ele era um assassino, mas enxergava absolutamente tudo que Dex sentia e pensava. Se pararmos para analisar, Lila era a mulher perfeita para Dexter, se não fosse tão chave de cadeia.

No meio de tantos problemas, Dexter ainda tem que lidar com o Doakes descobrindo seu hobby. Para o sargento não entregá-lo, nosso herói decide trancá-lo em uma cabana abandonada no meio do nada. E mais uma vez vemos o quanto Dexter é dúbio. Ele não mata Doakes, pois está preso ao Código de Harry. “Não mate inocentes”. Mas ao mesmo tempo não pode deixar o policial solto para contar seu pequeno segredo.

As melhores partes desta temporada são os diálogos de nosso serial killer favorito com Lila e Doakes. A britânica lê os pensamentos de Dex e Doakes tenta convencê-lo a se entregar. Os roteiristas capricharam nestes 12 episódios. São nessas conversas que entendemos o que Dexter pensa. E no meio disso tudo ele descobre um grande segredo: o suicídio de seu pai adotivo.

Essa revelação foi um baque para Dex, afinal seu pai se matou por causa dele. Após presenciar um assassinato cometido pelo filho, Harry percebe o monstro que criou e não consegue viver com isso. Todos acreditam que o policial fodão morreu por conta de problemas no coração, mas Doakes vem nos dizer que ele se matou. E isso cai como uma bomba para o mundo de Dexter.

Paralelamente à tensão em torno do serial killer, Debra está se recuperando de seu trauma. No começo da temporada ela se apaixona por Frank Lundy (Keith Carradine), o agente do FBI que chegou a Miami para cuidar do caso Bay Harbor Butcher. Deb larga Gabriel (Dave Baez) – o namorado mais gato que ela já teve em seis temporadas – para ficar com Lundy, que é uns 30 anos mais velho que ela.

De volta ao problemático Dexter… O relacionamento com Lila não dá muito certo depois que ela invade a casa da Rita e arma para que o assassino da mãe biológica de Dex vá a Miami atacá-lo. É com o rompimento que Dexter conhece uma mulher grudenta de verdade. Lila faz de tudo para ficar com seu amado, até acusa Angel Batista (David Zayas) de estupro!

O que parecia um grande problema para Dexter se torna uma solução. Doakes está preso em uma cabana (sendo obrigado até a presenciar um assassinato do querido e danificado Dexter) e é descoberto por Lila, que nesse momento fica sabendo que seu amado é o Bay Harbor Butcher. Pra surpresa ou não do público, ela adora a ideia e faz de tudo pra proteger Dexter, o que significa matar Doakes.

Apesar de ter sido uma saída inteligente dos roteiristas, achei essa solução um pouco covarde. Depois de longas conversas com Doakes, Dex decide abrir o jogo com Deb e se entregar (numa cena hilariante com as possíveis reações da policial). Mas no meio da conversa ele desiste e pouco depois descobre Doakes morto. Essa solução foi covarde porque tiraram o peso da morte do sargento das costas de Dexter. Apesar de ter trancafiado Doakes e pensado em matá-lo, Dexter continua um herói aos nossos olhos, afinal ele não matou um inocente. Queria muito saber o que ele teria feito com Doakes sem a ajudinha providencial de Lila.

Mas para provar o quão bonzinho ele é, Dexter viaja para França para matar Lila. Que a essa altura já se mandou de Miami. Apesar do ódio por todas as coisas que Lila fez com ele, Dexter só mata a ex-amante porque ela se tornou uma assassina. E o Código de Harry só permite matar culpados. Repito, essa foi uma saída inteligente dos roteiristas, pois mantiveram a áurea de herói do protagonista, mas ainda acho um artifício covarde.

Lila e Doakes mortos. Laguerta triste pela perda do amigo. Debra mais uma vez solteira, já que Lundy volta para a sua cidade após a “morte do Bay Harbor Butcher”. Dexter volta para Rita e finalmente para de se questionar. “Sou um cara bom fazendo coisas ruins? Ou um cara mau fazendo coisas boas?”. Dexter assume seu dark passanger, tira Harry do pedestal e passa a ter seu próprio código.

Confira a cena “imaginária” onde Dexter conta à irmã que é o Bay Harbor Butcher

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s